domingo, 18 de maio de 2014
Desorganização e tumulto no Festival de Cannes
Em mais um dia tumultuado no Festival de Cannes, o filme Winter Sleep, do cineasta turco Nuri Bilge Ceylan (“Era uma Vez na Anatólia”) continua dando o que falar. Depois de jornalistas e público terem sido barrados na sessão de sexta, 16, no Grand Theâtre Lumière – a principal sala do Palácio dos Festivais – uma nova sessão do filme (apontado como o favorito a Palma de Ouro) estava prevista para a tarde deste sábado, 17. O filme seria apresentado como reprise – a sessão em que todos os credenciados podem entrar sem ordem de importância das credenciais. Mas, para a surpresa de um grupo de jornalistas que chegou uma hora antes do início da sessão – que naquele momento tinha uma fila ainda pequena – os seguranças do Festival impediram a entrada da imprensa, alegando que todos precisavam de um convite.
Mesmo com o argumento de que na programação oficial estava especificado que a entrada daquela sessão era restrita aos credenciados, os seguranças não permitiram que a imprensa assistisse ao filme na Salle du Soixantième – já tradicionalmente conhecida por apresentar os filmes concorrentes a Palma de Ouro em sessão reprise. Enquanto isso, diretor e elenco de Winter Sleep participavam de coletiva na sala de conferência de imprensa, alheios ao alvoroço em torno do filme – e a desorganização cada dia maior daquele que é apontado como o principal festival de cinema do mundo.
Em sessões menos concorridas, outros dois concorrentes a Palma de Ouro puderam ser vistos hoje: Saint Laurent, do francês Bertrand Bonello, e Le Meraviglie, da italiana Alice Rohrwacher . No filme de Bonello sobre um dos mais influentes estilistas de todos os tempos, o destaque fica para o ator Gaspard Ulliel (Hannibal – A Origem do Mal), em atuação segura e marcante. Já o filme de Alice, protagonizado por sua irmã Alba Rohrwacher (A Solidão dos Números Primos), onipresente nos filmes italianos atuais, deixou empolgados os jornalistas do Belpaese. Este é o único concorrente da Itália a Palma de Ouro deste ano.
Nos eventos de mercado, o ator Russell Crowe exibiu, em sessão privada, os primeiros 12 minutos de seu filme de estréia como diretor, The Water Diviner. Enquanto isso a atriz Jessica Chastain e o ator James McAvoy (que esteve no Brasil na última quarta-feira para lançar o novo filme da franquia X-Men) estiveram presentes na sessão de gala de The Disappearance of Eleanor Rigby, de Ned Benson, um dos filmes mais aplaudidos até agora da mostra Um Certo Olhar.
por Janaina Pereira, de Cannes
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário